segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ainda sobre o "coração"...

Siga o Seu Coração

"Veja o falso como falso,
o verdadeiro como verdadeiro.
Olhe para o seu coração.
Siga a sua natureza"
(Buda)

O texto abaixo é parte de uma das palestras de Osho sobre "O Dhammapada", considerado a essência dos ensinamentos de Buda.

'Olhe para o seu coração. Siga a sua natureza'.
Buda não está dizendo, siga as escrituras. Ele não está dizendo, siga-me. Ele não está dizendo, siga certas regras de conduta. Ele não está ensinando a você qualquer moralidade. Ele não está tentando criar um certo caráter em você, porque todo caráter é uma bela cela de uma prisão. Ele não está dando a você um certo caminho para viver. Ao invés disso, ele está lhe dando coragem para seguir a sua própria natureza. Ele quer que você seja corajoso o bastante para ouvir o seu próprio coração e seguir, de acordo com ele.
'Siga a sua natureza' quer dizer: flua com você mesmo. Você é a escritura... e escondido lá no fundo de você ainda está uma pequena voz. Se você se tornar silencioso, você será guiado por ela. Siga a sua própria natureza...
Cada criança nasce seguindo sua natureza, mas na medida em que você cresce, pouco a pouco você vai perdendo o contato com ela. Você é forçado a perder o contato com ela...
'Vá para dentro'. E isso é o que Buda quer dizer quando ele diz: 'Siga a sua natureza'.

OSHO - The Book of the Books - Volume I - Discourse n. 3
O Dhammapada, de Gautama, o Buda
Tradução: Sw.Bodhi Champak
Leia o texto completo em:
Siga a sua natureza

Todas as vezes que o ser humano nega a sua real natureza as patologias surgem. Um exemplo clássico disso é o hábito do sedentarismo, não fomos feitos para ficar parados, e quando isso acontece, vários problemas de saúde ocorrem.
Com os relacionamentos não poderia ser diferente, todas as vezes em que um individuo, envolvido em um relacionamento, age de forma contrária ao que a natureza mais íntima de seu ser pede, os problemas conjugais vêm à tona.
A maior parte dos problemas enfrentados pelos casais são em decorrência da falta de autoconhecimento dos envolvidos. Os parceiros não sabem exatamente como lidar consigo próprio, como poderia lidar com o outro, não é mesmo?
Uma das frases mais sabias e mais banalizadas é a de que “é preciso amar a si próprio para amar ao outro”, porém infelizmente poucas são as pessoas que de fato se amam e buscam o autoconhecimento.
Estaja mais em contato consigo mesmo, procure momentos para meditar e descobrir a sua natureza pessoal, e tenho certeza que desta forma todos os seus relacionamentos ganharam muita qualidade! Aliás, somente assim os relacionamentos poderão ter qualidade.
Desejo a você muita disciplina e dedicação nesse árduo caminho do autoconhecimento e da busca pelo aperfeiçoamento de seus relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário