quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Amores descartáveis

Tenho visto por todos os lados gente que trata outras pessoas como descartáveis.
Hoje em dia é muito fácil conhecer gente nova, ter novos amigos, ter novos relacionamentos. E isso faz muita gente 'trocar' as pessoas sem pensar duas vezes.
Achou uma falha? Tchau, tem mais gente de onde você saiu.
Eu não consigo concordar com essa conduta.
Ninguém é e nem deve se sentir descartável.

Todas as pessoas são importantes pra alguma coisa na nossa vida, por mais rápido que elas tenham passado, por menos que elas tenham feito, pelo pouco que elas possam ter participado.
Machucar alguém te machuca também. Você pode não notar agora, mas uma hora vai procurar aquela parte dentro de você e perceber que ao deixar alguém, você deixou um pouco de si mesmo.

Pessoas não são descartáveis, ninguém é capaz de preencher o lugar de outra pessoa totalmente.
Os gostos, os jeitos, as palavras podem até soar da mesma forma. Outra pessoa pode parecer mais divertida, mais colorida, mais inteligente. Mas ninguém preenche os mesmos espaços, nunca.
Eu sei que já fui importante pra muita gente, alguns ainda devem lembrar disso, outros nem tanto. Mas não aceito saber que fui descartável da mesma forma que ninguém na minha vida foi substituível.
Ao perder um amigo sentimos raiva, sentimos dor, sentimos que foi bom nos afastar de algumas pessoas.
Podemos construir nossa vida longe, podemos não ter mais assunto nem mais interesse por aquelas que um dia foram importantes. Mas ninguém nunca estará no mesmo lugar, da mesma forma, do mesmo jeito.

Não digo que devemos ser condescendentes com todo mundo que passa na nossa vida. Não digo que devemos correr atrás do nosso passado ou sentir falta. Ou até mesmo que nunca seremos felizes como um dia já fomos.
Apenas digo que devemos aprender a dar às pessoas sua devida importância. Não sejamos hipócritas, não faça com alguém o que você não aguentaria sentir na sua pele.

Nós mudamos e consequentemente mudamos nosso ambiente, as pessoas à nossa volta, nossos interesses. Nós passamos a perceber outras coisas, a sentir outras coisas, a querer outras coisas. Coisas e coisas, nada passa da superfície. Mas isso faz sempre alguém que estava ali, ficar pra trás. E quando nós deixamos alguém pra trás podemos nem perceber, até nos deixarem pra trás também. Certos laços nunca são reestabelecidos, certos caminhos nunca mais se cruzam.

Um amor que já não é mais seu, uma admiração que não é mais pra você. Um amigo que não te chama mais pra sair. Um parente que foi embora. Uma declaração que não foi dita aos seus olhos. Uma dedicatória que não foi no seu nome. Uma oportunidade que não deram pra você. Uma vez que você não foi lembrado.
Ninguém é e nem deve se sentir descartável.

Um comentário:

  1. Nossa, se me permitir, gostaria de citar seu texto no meu blog...
    Ele me emocionou demais, tocou meu coração,pois venho me sentindo exatamente como citou no texto.
    Adorei

    ResponderExcluir