domingo, 12 de dezembro de 2010

Época de "Natal"



Olha só, não sou uma garota amargurada e sem amigos ou família. Nem sou daquelas que odeia o Natal e toda a fantasia dessa época.
Eu amo o Natal, acho linda a cidade enfeitada, adoro Chocotonne e amo MESMO Chester/Peru/Tender...
Não tenho família grande, colocamos no máximo mesa pra cinco. Mas sempre sonho com a minha própria mesa de Natal, enfeitada, com meus fihos, minha família, presentes, espera ansiosa pela meia noite etc e tal. Acho a festa mais importante do ano.

Só que não é isso que vim questionar. Vim falar das hipocrisias dessa época do ano.
Alguém me explica o motivo sincero do tal ESPÍRITO DE NATAL existir única e exclusivamente nessa época de ano? Por que não existe o "Espírito de Quarta Feira de Cinzas", "Espírito do dia da Bandeira", "Espírito do Carnaval" (opa, esse não...)???
Sabe, no Natal todas as mídias se enchem daquele ar romântico familiar. Todo mundo abraça a família, dá restos de peru pro cachorro e recebe aquele tio bêbado de braços abertos.
Acontece que isso é muita hipocrisia pro meu gosto.

Durante o ano a tia fala mal da cunhada, a prima engravida e é deserdada, o vovô fala que não quer ficar perto da família dos filhos e o pai ausente continua ausente.
Durante o ano a mãe que passa por apertos financeiros recebe um não daquele irmão rico, o enteado fala que preferia não ter entrado na família, o tio bêbado é internado e esquecido.
Durante o ano ninguém nunca se encontra porque já sabe que vai ter que se aguentar no fim do ano.

E no fim do ano, se aguentam. E trocam meias de presente e se abraçam. Levam um pouco de comida enrolada no papel alumínio pra não ter que fazer almoço no dia seguinte e esquecem de ligar pra ver se aquela tia que tava com problema de coluna melhorou.
Há quem diga que o Natal é tempo pra reconciliar. Pra perdoar, pra esquecer as picuinhas, pra ver que a família e o amor estão acima de qualquer coisa. Ok, acho válido, mas por que depois esquecer? Sempre começa tudo de novo! E um ano depois, perdoam novamente. Muito "cristão" pro meu gosto.

CLARO que existem milhões de famílias que são felizes, se ajudam de verdade, se abraçam honestamente, se consolam e se apoiam. CLARO. (Se não houvessem, eu perderia a esperança de um dia ter a minha família bonita que tanto sonho.)
Mas se olhar bem de perto, todo Natal tem sua hipocrisia.

No Natal os amigos fazem "amigo oculto" e no fim o que ficou oculto mesmo foi aquele comentário de que fulana não é decente ou fulano é oportunista.

O governo se enche de amor pelas crianças carentes e dão presentes aos montes. Pra depois chamar de sujeira social e desviar dinheiro da educação. (Roubar e falar que era dinheiro pra Panetone, né?)

Aquela cena bonita do Papai Noel colocando um presente ao lado do cobertor de um mendigo no frio do Central Park...
E cadê esse Papai Noel pra ajudar quando vierem atear fogo no cara depois que o Espírito de Natal foi embora?

Pequenas ou grandes, as hipocrisias Natalinas estão chegando já.
Algumas não podemos evitar, mas ao menos prometam a si mesmos que não serão falsos, nem com vocês mesmos. Se querem perdoar alguém, perdoem de verdade. Se querem abraçar alguém, abracem de verdade. Se vão se importar, se importem. De verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário